top of page
  • Maria Clara

O Que é o Met Gala?

Se você está sempre atrás das últimas novidades sobre o mundo da moda e sobre seus eventos, então você já ouviu falar do Met Gala. Se não, agora é a hora de conhecer o que ele é.


Rihanna no Met Gala de 2018
 

O que é?


O Met Gala é um evento beneficente anual que acontece em Nova York, nos Estados Unidos, sempre na primeira segunda-feira do mês de maio. Ele ocorre para levantar fundos para o departamento de moda do museu Met (Metropolitan Museum of Art) que é o único departamento que se autofinancia.


Costume Institute no Met
 

Quando começou?


O baile foi criado nos anos 1940 pela publicitária Eleanor Lambert, sim a mesma Eleanor que criou a Fashion Week (venha descobrir tudo sobre as semanas de moda). Desde a sua primeira edição o intuito é o mesmo; arrecadar fundos para o departamento de moda do museu, o Costume Institute.


 

Como funciona?


Oficialmente chamado de “Metropolitan Museum of Art Costume Institute Benefit”, o também chamado de Baile do Met, marca a abertura da exposição anual do Costume Institute. A cada edição o tema muda, o último foi em 2019 e o tema foi “Camp”. Assim como o tema, os anfitriões também mudam. Nesta última edição eles foram Serena Williams, Harry Styles, Lady Gaga e Alessandro Michele (diretor criativo da Gucci). Porém, desde 1995 Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana, é a presidente do evento.



A festa tem um tema, porém não é obrigatório se vestir de acordo com tal. Mas a maioria segue a tradição. Alguns optam por um outfit de red carpet tradicional, ou seja, pouco extravagante, que consequentemente não está no tema. Teve até algumas vezes que a escolha do look causou polêmica. Uma polêmica foi o tema do Met Gala de 2015 China: Through the looking glass, acusado de apropriação cultural.



O Baile do Met é organizado para arrecadar dinheiro, e a arrecadação é feita por meio dos convites. Um convite individual gira em torno de 30 mil dólares, e uma mesa sai por aproximadamente 275 mil dólares. Nas últimas edições, os bailes ganharam por volta de 10 milhões de dólares por edição. Nas 24 edições que a Anna Wintour esteve à frente do baile, ela arrecadou mais de 186 milhões de dólares.


Toda a quantia vai para o departamento da moda, já que o evento é 100% patrocinado. Porém não é qualquer um que pode comprar o convite, você tem que ser convidado. E isso também é válido caso você compre uma mesa. Os convidados têm que passar pela Anna Wintour, presidente, portanto, anfitriã mais importante do evento.

Há também marcas que pagam por uma mesa e convidam celebridades, e também há ocasiões onde a própria editora da Vogue americana convida estilistas.


 

Qual a sua importância?


O Met Gala atualmente se equipara ao Oscar, mas os looks do Oscar tendem a ser menos extravagantes que os do Met Gala. Neste evento os convidados se jogam nas tendências fashionistas, e apostam em peças diferentes sem medo de “errar”. E assim como no Oscar, o evento é recheado de celebridades. É como se esse baile fosse o Oscar da Moda, o evento mais importante de seus respectivos mundo, cinema e moda.

O tapete vermelho é o momento mais importante, mas também é a única parte que quem não foi convidado tem acesso. Depois do red carpet não se sabe detalhadamente o que acontece, e os convidados não são permitidos postarem nas redes sociais. Se sabe que os convidados têm direito a serem os primeiros a visitarem a exposição, depois ocorre a festa e o jantar. Durante a festa alguns artistas se apresentam, sempre tem especulações mas nada confirmado. O evento, com exceção do tapete vermelho, é privado e torna toda a experiência mais descontraída e divertida.



 

Obrigada por ler e continue ligada(o) nos próximos posts.

bottom of page