top of page
Maria Clara

Como Funcionam as Semanas de Moda

Atualizado: 28 de fev. de 2022


 

Oi leitor(a), hoje eu estou fazendo essa postagem para eu me apresentar para vocês. Eu, como imagino muito de vocês também são, sou uma amante desse mundo fascinante e pretendo ingressar nesse mundo profissionalmente em breve. Sempre tive esse sonho, e adoro fazer qualquer coisa que me mantem em contato com a moda. Por isso criei esse blog, e espero que ele seja uma fonte para manter vocês, assim como me mantém, em contato com esse mundo fascinante. Enfim, vamos logo começar com a postagem de hoje.

 

As semanas de moda vivem confundindo as pessoas. Se identificou? Vem que eu te explico.

Semanas de Moda: o que são? como funcionam?



Hoje eu vou falar sobre as famosas Semanas de Moda (Fashion Week em inglês). O que são? Como funcionam? E muito mais.

As principais Semanas da Moda são as de Nova York, Paris, Milão e Londres. Mais com a moda ficando cada vez mais global e diversificada, você hoje encontra Semanas de Moda em todo canto do mundo. Aqui no Brasil, por exemplo, temos a São Paulo Fashion Week.


Apartamento 03 na SPFW N50 (estilista: Luiz Claudio)
 

O que são? As Semanas de Moda são eventos da indústria da moda que se desenrolam por mais ou menos 7 dias. Durante cada dia um determinado número de marcas desfila sua mais nova coleção. Esse é o evento onde as diferentes marcas, e estilistas, se expressam através da sua coleção.

Esses eventos também são uma espécie de medidor de tendências para as temporadas que estão chegando. Outras marcas, principalmente as fast fashion, se inspiram nessas principais tendências e as incorporam em suas futuras coleções.

 

Como surgiram?

Esse formato de Semana da Moda data desde 1918, e na época era focada na Alta Costura (também conhecida como Haute Couture em francês). Na época, esses tipos de desfiles aconteciam em grandes salões em Paris. Com o tempo esses "desfiles" viraram extremamente populares. Tanto que já poderiam ser eventos onde as pessoas pagavam para assistir. Nessa época os estilistas viajavam para França em busca de inspiração e então voltavam para desenvolver suas próprias criações. Porém, quando a Segunda Guerra Mundial se iniciou, essas viagens foram impossibilitadas. Então em 1943, a publicitária Eleanor Lambert decidiu cria a Press Week, em Nova York, que reuniu estilistas, jornalistas, e outros atuantes do mundo da moda, com o intuito deles conhecerem e apreciarem o trabalho dos estilistas norte-americanos. Assim, o que viria a ser a primeira Semana da Moda aconteceu.

Eleanor Lambert

Com a Press Week, os estilistas norte-americanos começaram a ficar menos dependentes da moda francesa. O evento começou a ganhar visibilidade e reconhecimento, e quando cresceu, ganhou o nome de New York Fashion Week (NYFW). Com o tempo as outras grandes capitais começaram a incorporar esse mesmo formato; Paris, Milão e Londres. E como a gente pode ver hoje, esse formato se expandiu em todos os cantos do mundo.

 

Como funcionam?

As Semanas da Moda são semestrais, ou seja, em todo ano em cada cidade acontecem dois eventos:

  • No primeiro semestre do ano, mas precisamente em fevereiro, os desfiles são para o outono/inverno. As marcas apresentam roupas para o outono desse ano, e pro inverno do ano seguinte.

  • No segundo semestre, mas precisamente em setembro, os desfiles são de primavera/verão. As marcas desfilam roupas para a primavera e verão do ano seguinte.

Após os desfiles se passa um tempo até que a coleção chegue as vitrines. Uma das razões é que os desfiles são uma experiência para os lojistas, que assistem os desfiles e depois encomendam só o que querem. Só então que as marcas produzem os produtos. Uma outra razão é para criar um desejo entre os clientes. Um outro fator é que algumas peças são só apresentadas para fazerem um statement, ou seja, somente para passar uma ideia. Elas nunca tiveram um intuito comercial.


Valentino na Milan FW Primavera/Verão 2021

  • Além dos dois eventos padrões, também tem as Coleções Resort. Essas coleções são apresentadas entre os meses de Maio e Julho, elas são mais voltadas para as pessoas que não estão no frio do Hemisfério Norte. A pioneira nisso foi Gabrielle "Coco" Chanel. Atualmente inúmeras marcas fazem essas coleções, e elas vêem essas coleções como uma oportunidade de testar novas coisas e apostar em "best-sellers".

  • No começo do ano também acontecem as Semanas Masculina de Moda (somente em Milão e Paris).

  • Durante esse mesmo começo de ano também tem a Semana de Alta Costura, que acontece somente em Paris. Mais tarde no ano, a Semana de Alta Costura acontece mais uma vez.

  • E por fim, também existe a Bridal Fashion Week (Semana de Moda de Noivas).

 

Quem pode ir?


Sim, a entrada é extremamente limitada e exclusiva. A maioria das pessoas lá presentes foram convidadas pelas marcas: convidados VIP com convites. Porém hoje em dia com a internet está tudo mais acessível já que a maioria dos desfiles você pode acompanhar pela internet.

Mas, para aqueles que não são convidados, ainda tem a oportunidade de conseguir um ingresso e assistir aos desfiles.

No contexto atual, com a pandemia, são pouquíssimas as pessoas que estão no desfile. Na verdade, muitas marcas nem estão com públicos, e estão fazendo somente uma transmissão ao vivo do desfile.

 

Quando vão acontecer?


Esse ano, com essa pandemia, nada está muito claro. Porém, as datas estão marcadas, só falta saber se as Semanas de Moda vão de fato acontecer. Mas de qualquer forma eu reuni as datas para gente já ficar de olho nas novidades sobre elas.


 

15 até 18 de Janeiro - Semana de Moda Masculina de Milão

19 até 24 de Janeiro - Semana de Moda Masculina de Paris

25 até 28 de Janeiro - Semana de Alta Costura de Paris

14 até 17 de Fevereiro - Semana de Moda de Nova York

19 até 23 de Fevereiro - Semana de Moda de Londres

23 de Fevereiro até 1 de Março - Semana de Moda de Milão

1 até 9 de Março - Semana de Moda de Paris

 

[Esse "mini-calendário" é do começo do ano]


Agora que você já sabe o que são as Semanas de Moda, como elas funcionam e muito mais, continue ligado nas novidades e instigue cada vez mais esse seu lado fashionista.


 

Obrigada por ler e continue ligada(o) nos próximos posts.

Comments


bottom of page