top of page
  • Maria Clara

3 Estilistas Nacionais LGBTQIA+ Para Conhecer

É claro que durante todo o ano nós devemos enaltecer o trabalho desses estilistas, mas vamos aproveitar esse mês de junho para dar ainda mais visibilidade para esses estilistas.



Faz um tempo que eu não trago nada de novo aqui no blog, e finalmente resolvi postar algo. Me desculpem por esse "breve hiato", mas vamos ao que importa. Como estamos no mês do Orgulho LGBTQIA+ nada mais pertinente do que eu trazer um conteúdo com essa temática.


A moda é um campo da arte onde a única regra é se expressar e auto-representar. É para isso que a moda existe, para veicular uma imagem fiel da nossa pessoa sem que precisemos abrir a boca. E para que isso seja o mais natural e autêntico possível uma grande gama de representatividade precisa estar disponível. Além disso, a moda está se desenvolvendo e expandindo seus horizontes, abrindo assim portas para abordagens e críticas sociais e políticas cada vez mais recorrentes.


Portanto hoje eu vou te apresentar 3 marcas de estilistas LGBTQIA+. Pode ser que você já tenha ouvido falar de algum desses ou você segue de perto seus trabalhos ou então você nunca ouviu falar deles. Seja qual for o seu caso, continue lendo para descobrir, ou então apreciar mais uma vez, o trabalho desses 3 estilistas que eu escolhi.



1° - Isaac Silva


Isaac Silva é um estilista baiano nascido em 1989 em Barreiras. De uns tempos para cá, ele vem sendo um dos estilistas nacionais que está ganhando cada vez mais espaço. Se você já ouviu falar dele, então você já deve ter percebido a levada que ele toca a sua marca. Seus trabalhos são sem gênero e vestem todos os corpos, segundo o próprio estilista a suas roupas também não tem "idade".

Suas coleções sempre evocam a sua cultura e ancestralidade. Por sinal sua mais nova coleção é sobre Axé, todos os seus trabalhos giram em torno de temas afins; deuses, orixás, Iemanjá. Mas pode acreditar que cada coleção que ele lança traz um novo ar de criatividade e originalidade único a ele. Seu foco é sempre contar a nossa história, a história do Brasil, das mulheres fortes daqui, trazer sempre uma "brasilidade" para tudo que cria. Como estilista negro, ele está sempre utilizando seu trabalho para avocar por questões políticas e sociais, tais como a falta de representatividade na moda. Todos os seus valores estão visíveis e no DNA da sua marca.


Confira agora o trabalho de Isaac, que conta sempre com um de dois polos extremos; muitas cores com estampas ou então cores claras com pouca ou sem estampa:





2° - Ellias Kaleb (Studio Ellias Kaleb)


Ellias Kaleb é um dos inovadores estilistas que fazem parte da Casa de Criadores. Ele ingressou nesse conglomerado de talentos em 2010 e desde então só vem encantando cada vez mais pessoas. Sua marca tem uma veia muito artística, e suas características originais refletem isso. Quem sabe seja pelo fato de Kaleb ter estudado primeiro artes plásticas, antes de cursar Modelagem e Costura. Além disso, seu trabalho tende a permear por diferentes tipos de arte.


Como a própria marca nos informa, ela é um laboratório de experimentos e é por isso que a reconhecemos e distinguimos, por suas peças experimentais, sob medida e sem gênero.


Desde suas primeiras coleções sempre foi claro que Kaleb utiliza da sua percepção artística e performática para criar peças belas e singulares. Podemos ver que isso como a sua assinatura já que até hoje esse conceito não se perdeu, e ao que tudo indica não vai. Já que estamos falando das características da marca, e consequentemente do estilista à frente dela, você precisa saber que em todas as coleções, a diversidade no casting está sempre presente, seja no desfile ou no lookbook.


Venha conferir algumas das peças criadas por Kaleb para seus vários deslumbrantes desfile-performances:





3° - Jal Vieira (Jal Vieira Brand)

Jal Vieira ingressou no mundo da moda em 2010. Seu trabalho reflete diretamente nas experiências que ela viveu. Quando eu digo isso eu me refiro ao fato que ela sofreu preconceito por ser preta e lésbica. Essa intolerância poderia ter oprimido o talento e caminho que ela percorreu, mas na verdade ele é hoje usado como um impacto direto no seu trabalho. O ativismo da estilista transparece em suas coleções, as quais ela usa como ferramenta para despertar debates e iluminar determinadas questões.


Atualmente Jal Vieira também faz parte do line-up da Casa dos Criadores. Jal sempre traz uma pegada poética para suas coleções, e se inspira em outras obras de arte para criar as suas próprias. A estilista por sinal também trabalha com audiovisual, por isso às vezes inclui outras formas de arte em suas coleções.


Eu particularmente descreveria seu trabalho como inventivo e muito criativo. Ela até já usou materiais como cadarços de tênis para criar suas peças. De uma maneira geral suas coleções não utilizam muitas estampas, e as peças sempre tem cortes e texturas diferentes e originais. Por conta desses dois últimos aspectos, seu trabalho se torna peculiar. Além disso, Jal não tende a se aventurar muito nas suas cartelas de cores. Acho importante mencionar que a estilista é uma dos integrantes da Célula Preta, um conjunto de estilistas negros que fazem parte da Casa de Criadores. Além disso, ela também prioriza as mulheres, especialmente as negras, na hora de contratar alguém para trabalhar com ela.


Confira aqui embaixo alguns dos trabalhos encantadores de Jal Vieira, um dos seus mais recentes foi uma parceria deslumbrante com a Marvel inspirado em Pantera Negra, mas precisamente nas mulheres de Wakanda (a parceria ainda conta com All-Stars exclusivos):



Vale lembrar que esses estilistas, assim como marcas, que fazem parte dessa comunidade não devem ter visibilidade somente durante esse mês e sim durante o ano todo.


Enfim, espero que vocês tenham gostado dos estilistas e marcas que eu escolhi. Tem muitas outras marcas e estilistas com muito potencial que também merecem reconhecimento, mas esses são pessoalmente uns dos quais o trabalho eu mais admiro.


 

Obrigada por ler e continue ligada(o) nos próximos posts.

bottom of page